sábado, 28 de janeiro de 2012

AVIVA MISSÕES - ROBSON MIGUEL

O IHGSP-INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO COMEMOROU OS 450 ANOS DA MORTE DO CACIQUE TIBIRIÇÁ NO ANIVERSÁRIO DE 458 ANOS DA FUNDAÇÃODE SÃO PAULO.

Dia 25 de janeiro de 2012, por ocasião doaniversário da Cidade de São Paulo, o IHGSP- Instituto Histórico e Geográficode São Paulo comemorou os 450 anos da morte do Cacique Tibiriçá ocorrido no dia 25 de dezembro do ano de1562, reconhecendo-o como sendo o verdadeiro fundador de São Paulo dePiratininga ao lado do Padre José de Anchieta. No evento a Exma. Presidenta do IHGSP Dra. NellyCandeias Cunharandú relatou importantes fatos históricos do Cacique Tibiriçá ecom ele homenageou outras três personalidades históricas internacionais ligadasá causa indígena com a entrega da Medalha IVCentenário da Fundação da Cidade de São Paulo. Os homenageados foram: 1º O Ministro e Embaixador doBrasil Dr. José Gregori, 2º Dr. Sampaio Golveia - Descendente direto do CaciqueTibiriçá pelo lado de Bartira, e 3º O Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká RobsonMiguel - Presidente da Nova Confederação dos Tamoyos. Cacique Tibiriçá foi a peça mais importante nafundação de São Paulo e na proteção do colégio jesuíta, célula primeira denossa cidade, e seus restos mortais repousam hoje na cripta da Catedral da Sé,no centro de São Paulo, graças aos esforços de antigos membros do IHGSP-Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo que conseguiram que a Cúria osdepositassem na cripta da Catedral da Sé na década de 1930.

Foto:Momento da Entrega da Medalha IV Centenárioda Fundação da Cidade de São Paulo:

1- Dr. Julio Abe Wakahara – Arquiteto, Museólogoe Curador Federal.
2- Índia Tikuna We’e’ena Miguel –Presidente Nacional das Mulheres Indígenas – LIBRA.
3- Homenageado - Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká Robson Miguel – Presidente da Nova Confederação dos Tamoyos.
4- Dra. Nelly Candeias Cunharandú.
5- Indígena Borum Guarani Netuno.

IHGSP- Rua Benjamin Constant, 158 – Centro deSão Paulo – (Localizado entre a Praça da Sé e o Largo São Francisco)

LinkClique no http abaixo e saiba mais sobre o Cacique Tibiriçá e a Confederação dosTamoyos: http://www.youtube.com/watch?v=wRr1RN6RbpQ

Acesse e Siga:

Blog: http://caciquerobsonmiguel2.blogspot.com/
Blog: http://indiatikunaweeenamiguel.blogspot.com/
Face Book e E-mail: mulheresbrasileirasindígenas@hotmail.com
Site: www.robsonmiguel.com.br

Texto recebido por e-mail por Robson Miguel

Mestre Robson Miguel é Missionário da IEAB
AJUDE ROBSON MIGUEL A FAZER MISSÕES, CONTRIBUA PARA MISSÕES VOCÊ TAMBÉM.